facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Contribuição audiovisual aumenta para até 2,65 euros por mês

dinheiroO Governo vai aumentar a contribuição audiovisual, que é paga mensalmente na factura da electricidade, já a partir de 2014.

O Governo vai aumentar a Contribuição Audiovisual (CAV) e, ao que o Económico apurou, esse aumento poderá ser de 22 ou 27 cêntimos, sobre a actual taxa de 2,38 euros por mês, que os consumidores pagam através da factura de electricidade para financiar a RTP.

Esta medida, que a SIC avançou em primeira mão ao início da tarde e sobre a qual o Económico revela o valor específico da CAV, fará parte do próximo Orçamento do Estado para 2014. Foi esta a solução encontrada pelo Governo para resolver o problema de financiamento do serviço público de televisão, que no próximo ano deixa de receber os 52 milhões de euros da indemnização compensatória.

Este aumento vai permitir à administração da RTP arrecadar os 20 milhões de euros que Alberto da Ponte já disse serem necessários para financiar o serviço internacional, a cooperação e o arquivo da estação pública. E, ao mesmo tempo, permite ao Governo evitar o impacto orçamental do défice público, já que a CAV é paga directamente pelos consumidores.

A solução, para Poiares Maduro, passa por chamar todos os consumidores de electricidade a contribuir ainda mais para a televisão pública.

Oficialmente, em resposta à notícia da SIC, o Governo não confirmou nem desmentiu a informação. Limitou-se a garantir que, em 2014, os portugueses vão ter um custo com a RTP menor do que este ano.

in Económico | 11-10-2013 | António Costa   e Catarina Madeira

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro