facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Direcção da PJ desmente que se guardem ficheiros secretos em casa

policiaAssociação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal afirma que elementos da Judiciária estão a guardar informação classificada em discos externos, devido a dificuldades no sistema informático.

A direcção nacional da Polícia Judiciária (PJ) desmente a notícia avançada esta segunda-feira que dava conta de que elementos da PJ estariam a guardar ficheiros secretos em discos externos, por vezes em casa, porque o sistema informático já está nos limites.

Em comunicado, a direcção nacional da Judiciária desmente "categoricamente" a notícia e diz que quaisquer ficheiros protegidos pelo dever de segredo não podem sair do sistema informático oficial, caso contrário seria uma irregularidade susceptível de processo disciplinar.

A notícia foi primeiro avançada pelo "Diário de Notícias". A Renascença falou com o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), Carlos Garcia, segundo o qual os inspectores são, “por vezes, contactados pela unidade de informática, dizendo-nos que o espaço no servidor está no limite e que é necessário tirarmos alguns documentos no espaço que ocupamos para o computador trabalhar”.

“De momento, os colegas estão a guardar a informação em discos externos”, uns seus outros da própria unidade de informática", acrescentou, referindo que está pedida uma reunião à tutela e à direcção da Polícia desde Setembro.

O jornal cita também fonte da ASFIC, segundo a qual os elementos da Judiciária, por ordem das chefias, estão a guardar informação classificada em discos externos.

in RRenascença | 04-11-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro