facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Aprovada lista de fármacos que dependem de notificação prévia para exportação

medicamentoA autoridade que regula o sector do medicamento aprovou uma lista de fármacos cuja exportação ou distribuição dependem de uma notificação prévia, medida que visa impedir que os doentes portugueses sejam privados das terapêuticas adequadas.

De acordo com uma deliberação publicada hoje em Diário da República, "a exportação e distribuição de medicamentos para outros Estados membros da União Europeia é uma actividade" que tem "o adequado acolhimento legal quando exercida por fabricantes ou distribuidores por grosso de medicamentos autorizados".

Ainda assim, "é susceptível de criar constrangimentos ao normal e regular abastecimento do mercado nacional, privando os doentes portugueses das terapêuticas adequadas".

Para evitar tais constrangimentos, o Infarmed aprovou uma lista de medicamentos cuja exportação ou distribuição para outros Estados membros da União Europeia, e respectivas quantidades, dependem de prévia notificação a este organismo pelo distribuidor.

Trata-se de uma lista que é revista pelo Infarmed "de acordo com critérios de adequação e necessidade, em ordem a garantir a salvaguarda da saúde pública pelo acesso ao medicamento por parte dos cidadãos".

Esta deliberação entra em vigor quinta-feira, embora tenha sido definido um período transitório de adequação que vigorará até ao dia 31 de Dezembro.

Na terça-feira, o Diário da República publicou outra deliberação do Infarmed que definiu uma série de procedimentos para evitar os constrangimentos no abastecimento e acesso que se têm registado nos últimos tempos.

Este reforço dos mecanismos de monitorização no circuito do medicamento visa garantir "uma avaliação sistemática do regular abastecimento do mercado de acordo com as necessidades dos doentes".

Os laboratórios, grossistas e distribuidores vão ter de comunicar mensalmente ao Infarmed as quantidades de medicamentos incluídos numa lista que tenham vendido a cada distribuidor, a cada farmácia, exportados ou que sejam objecto de comércio intracomunitário.

Por seu lado, as farmácias ficam obrigadas a comunicar mensalmente ao mesmo organismo as quantidades de medicamentos incluídos numa lista e que tenham dispensado.

in SOL | 06-11-2013

Também com interesse
Justiça garante pagamento de 16 milhões a advogados até final do mês
A bastonária dos Advogados recebeu um aviso do Instituto do Ministério da Justiça (MJ) garantindo que pelo menos 16 milhões de euros serão pagos aos advogados oficiosos até final deste mês.
IRS: Partilha de deduções de filhos em guarda partilhada será mais abrangente
Os deputados aprovaram hoje as alterações ao Código do IRS que alargam as situações de partilha das deduções das despesas dos filhos em regime de guarda partilhada, que até aqui só eram p
Bastonário avança com advocacia em exclusivo
Guilherme de Figueiredo deixa de lado a velha questão de deputados que não podem exercer, remetendo para o estatuto do Parlamento, mas quer lista de profissões específicas incompatíveis com o exercício da adv
Fundo de Pensões dos Estaleiros passa em maio para a CGA
A totalidade do património do Fundo de Pensões dos Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC) e parte do património do Fundo de Pensões da Gestnave serão transferidos para a Caixa Geral de Aposentações a pa
Proprietários podem, a partir de hoje, pedir relatório sobre imóveis devolutos
“Os prédios degradados são um risco para a segurança e uma vergonha nacional”, diz director da Invest Lisboa.
Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como
O Fisco já actualizou o mapa onde, no Portal das Finanças, é possível ter acesso aos novos coeficientes de localização dos imóveis. Saiba onde poderá ver o que aconteceu na área geogr&a
Mais portugueses separam bens antes de casarem
A comunhão de adquiridos continua a ser o regime de bens a que recorre a maioria dos noivos, mas assiste-se a um claro aumento da celebração de casamentos em regime de separação de bens, assim como a uma diminui&c
CEJ - Concurso 2016 - Abertura
Foram publicados em Diário da República os Avisos que procedem à abertura de dois concursos externos de ingresso em curso de formação inicial de Auditor de Justiça.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro