facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Fisco aperta controlo a cabeleireiros, oficinas e restaurantes

financasInspectores querem controlar cumprimento fiscal e detectar contribuintes fora do sistema. Advogados, notários e agências de viagem também na mira.

Os contribuintes que não declaram rendimentos, mas têm actividade, as pessoas com manifestações de fortuna e acréscimos de património não justificado, os trabalhadores independentes e as empresas de comércio a retalho estão este ano sob um controlo mais apertado do Fisco. Estes são alguns dos sectores apontados como prioritários no Plano Nacional de Actividades da Inspecção Tributária e Aduaneira para 2013 (PNAITA), a que o Diário Económico teve acesso.

No comércio a retalho, os inspectores tributários focarão as suas acções em áreas como vestuário, equipamentos electrónicos e informáticos, materiais de construção e a área alimentar (supermercados e hipermercados).

"Em 2013, com a entrada em vigor da factura obrigatória e das novas regras de comunicação de facturas, bem como do novo regime de comunicação de documentos de transportes, a Inspecção Tributária é fortemente reforçada", afirmou ao Diário Económico, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Para ilustrar a importância das inspecções no comércio a retalho, Paulo Núncio revela que só no primeiro trimestre foram emitidas mais de 900 milhões de facturas nos vários sectores (dos quais 145 milhões na restauração). Em causa está um conjunto de dados que permitirá ao fisco um maior cruzamento de informação.

in Económico | 21-05-2013 | Lígia Simões

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro