facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Brasil abre porta a engenheiros e arquitectos portugueses

passaporteDurante a visita a Portugal, Dilma Rousseff afirmou que quer ampliar os investimentos no país. Os dois governos assinaram um memorando que prevê o reconhecimento dos diplomas entre os dois países.

Os arquitectos e engenheiros portugueses vão passar a ver reconhecidos os seus graus académicos no Brasil. O memorando assinado, ontem, entre os dois governos, durante a visita oficial de Dilma Rousseff a Portugal deita assim por terra um dos principais obstáculos à ida destes profissionais portugueses para o Brasil. Segundo o acordo "cada licenciada tem o prazo máximo de 90 dias para ver reconhecido o seu diploma", afirmou o presidente do Conselho de Reitores, António Rendas. No final da assinatura do acordo, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo portas apelou às ordens profissionais dos engenheiros e dos arquitectos para darem seguimento aos acordos assinados entre os dois países.

Durante esta visita, também o ministro da Saúde brasileiro convidou médicos portugueses a irem para o país para preencherem as vagas existentes nalgumas regiões, sem terem que se submeter ao exame especial de validação do diploma.

in Económico | Hermínia Saraiva

Também com interesse
Processos de cobranças de dívida atingem níveis da década de 1990
Segundo noticia o Jornal de Negócios esta tendência estará relacionada com a crise sentida no país, mas também com uma maior eficácia processual.
IRS: Despesas de saúde, educação e habitação com regime transitório
Este ano os contribuintes ainda têm a possibilidade de declarar as despesas de saúde, educação e formação, habitação e lares na declaração de rendimentos relativa a 2015.
Marcelo promulga diploma que alarga serviços das farmácias
O Presidente da República deu luz verde ao diploma mas apontou que este devia ter tido "mais ampla audição das entidades interessadas".
Igrejas vão passar a prestar contas sobre consignação do IRS
As igrejas inscritas no registo de pessoas colectivas religiosas (RPCR) vão passar a apresentar um relatório anual do destino dos montantes recebidos com a consignação de IRS dos contribuintes, segundo um diploma hoje publicado.
Fazer um pagamento por multibanco está um pouco mais complicado
Os pagamentos com multibanco estão ligeiramente diferentes. Antes de marcar o código, o consumidor terá de escolher se quer pagar com visa ou multibanco.
Empresas trocam salário por seguro mensal para escaparem à TSU
Esquema é noticiado pelo Jornal de Negócios e tem como objectivo evitar pagamento de contribuições para a segurança Social.
Fisco penhora créditos e cobra coimas por IVA já pago
Sistema informático deu como não pago o IVA de milhares de contribuintes. Muitos destes casos ainda não estão resolvidos.
Declaração amigável de acidente vai ser feita através de uma aplicação no telemóvel
Associação Portuguesa de Seguradores vai lançar aplicação no telemóvel que permite aos condutores declararem as circunstâncias dos acidentes que sofreram e, até, enviar fotografias.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro