facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Nunca houve tantos salários a serem pagos pela segurança social

seguranca socialO Fundo de Garantia Salarial pagou no primeiro semestre 55,6 milhões de euros em salários e compensações a trabalhadores de empresas em situação económica difícil.

Não há registo de um valor tão elevado. O Fundo de Garantia Salarial, que paga parte dos salários e compensações a trabalhadores que estejam em empresas em situação difícil e que não pagam os ordenados, pagou, no primeiro semestre deste ano, 55,6 milhões de euros. Segundo o "Público", este é o valor mais elevado desde que há registos e representa um aumento de 34,5% face a igual período do ano passado.

O fundo pagou, nos primeiros seis meses do ano, créditos a 9.663 trabalhadores, mais 34,2% que no ano passado. Em número de trabalhadores, este valor foi ultrapassado em 2010, quando 11.263 pessoas beneficiaram do Fundo. Os números são do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social que não revelou o tempo médio de espera entre o pedido de pagamento pelo trabalhador e o desembolso do dinheiro.

O tempo que os serviços demoram a despachar os processos tem sido uma preocupação da Provedoria da Justiça que alertou várias vezes o ministério para o incumprimento dos 30 dias de resposta que está previsto no regulamento do fundo. O Ministério disse, no entanto, ao "Público", que dado o volume de requerimentos houve um reforço da equipa que processa os pedidos.

in Jornal de Negócios | 13-08-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro