facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Segurança Social realizou 249 mil penhoras no semestre

seguranca socialNo primeiro semestre do ano, a Segurança Social realizou 249.468 penhoras, o que representa uma subida de 36% face ao mesmo período de 2012.

No primeiro semestre do ano, a Segurança Social realizou 249.468 penhoras, o que representa uma subida de 36% face ao mesmo período de 2012. Em causa está um valor aproximado de três millhões de euros, já que cada devedor pode ser sujeito a várias penhoras. De acordo com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, as penhoras são "essencialmente de contas bancárias, IVA, IRS e créditos". Já as "casas de morada de família continuam a não ser, em regra, objecto de penhora/hipoteca", decisão que já tem mais de um ano.

Confrontados com uma penhora, os contribuintes optam, "na grande maioria dos casos", por um plano de pagamento da dívida em prestações, continua a mesma fonte. A Segurança Social pode então aceitar hipotecas de imóveis para garantia do plano prestacional e, em caso de incumprimento, as garantias podem ser executadas se em causa não estiverem imóveis que sirvam de habitação, explica fonte oficial.

in Económico | 22-08-2013 | Cristina Oliveira da Silva

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro