facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Utentes contactados para pagar taxas moderadoras que prescreveram

cama hospitalHá 50 milhões de euros pendentes. A partir de Abril de 2014, vai ser o fisco a tratar da cobrança coerciva das taxas moderadoras.

Hospitais e centros de saúde estão a notificar os utentes para pagarem taxas moderadoras que já prescreveram, o que acontece ao fim de três anos. A notícia está a ser avançada pelo “Jornal de Negócios”.

O diário adianta que a prática se tornou mais frequente no ano passado, mas nada obriga os utentes a pagar.

A presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares admite que a regra não é consensual. No seu hospital, por exemplo, em Cantanhede, os utentes são notificados das dívidas mesmo depois do prazo para o seu pagamento, mas o mesmo não acontece nos grandes hospitais.

Em 2011 e 2012, ficaram por cobrar 50 milhões de euros em taxas moderadoras. O problema deve ficar resolvido apenas no próximo ano: a partir de Abril, o fisco vai começar a efectuar a cobrança coerciva das taxas moderadoras em atraso e das respectivas coimas.

in RRenascença | 23-09-2013

Também com interesse
 60% dos portugueses não lêem a informação enviada pelas seguradoras
Muitos portugueses podiam baixar o seu prémio de seguro automóvel se lessem a informação que lhes é fornecida.
Novos Estatutos: Ordem dos Advogados mantém as 198 delegações concelhias
Em vez das 23 delegações que o Ministério da Justiça tinha proposto, para acertar o passo com as comarcas do Mapa Judiciário, o novo Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado esta quarta-feira no Parlamento, mant&ea
Já houve 3012 condutores a perderem pontos em meio ano
Seis meses depois da entrada em vigor do novo sistema, apenas oito condutores viram a carta cassada. Mas há mais em risco de perder.
Tribunal Europeu Direitos Homem proferiu 33 decisões sobre Portugal em 2016
O total de 179 processos provenientes de Portugal deram entrada no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem em 2016, que proferiu 33 decisões nesse ano, segundo um relatório daquele tribunal que funciona em Estrasburgo.
Notificações das finanças e da Segurança Social vão poder ser enviadas por email
Governo vai aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma medida que vai permitir que pessoas e empresas possam receber notificações das Finanças e da Segurança Social via email.
Empresas trocam salário por seguro mensal para escaparem à TSU
Esquema é noticiado pelo Jornal de Negócios e tem como objectivo evitar pagamento de contribuições para a segurança Social.
Ano novo, regras novas no código da estrada
Taxa de alcoolemia para os condutores profissionais desce para 0,2, há novas regras de circulação nas rotundas e uma alteração das normas para transporte de crianças.
Justiça: Joana Marques Vidal diz que Ministério Público não é polícia
O Ministério Público (MP) não é uma polícia. Dirige investigações", sublinhou ontem a procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, em resposta ao advogado Daniel Proença de Carvalho, que diz que o MP devia "deixar de fazer inve

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro