facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Juízes também de beca na abertura do ano judicial

justicaDezenas de juízes estão a organizar-se nas redes sociais para comparecerem também no maior número possível e devidamente trajados de beca na cerimónia de abertura do ano judicial, tal como os magistrados do Ministério Público.

O objectivo é dar um sinal de que os magistrados estão insatisfeitos com a situação da Justiça e do país e querem ouvir o que o poder político tem para lhes dizer. Na cerimónia, que decorre na próxima quarta-feira à tarde, discursarão a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, e o Presidente da República, Cavaco Silva.

Segundo o SOL apurou, a mobilização está a ser feita nas redes sociais, entre juízes de primeira instância e do Tribunal da Relação de Lisboa. Ao contrário do que acontece com o MP – em que o apelo partiu do respectivo sindicato –, neste caso a iniciativa dos juízes não tem o apoio da respectiva associação sindical.

«Em Dezembro, em assembleia-geral, discutimos uma proposta apresentada nesse sentido, mas que foi chumbada por unanimidade. Entendemos que a associação sindical não deveria envolver-se nesse tipo de manifestação pública» –explicou ao SOL Mouraz Lopes, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

in SOL | 25-01-2013 | Ana Paula Azevedo

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro