facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Governo arranca com licenciamento zero

legislacaoProjecto de Sócrates esteve em banho-maria durante um ano e entre em vigor a 2 de Maio.

Abrir um restaurante, um pequeno hotel, um supermercado ou um bar vai passar a ser mais simples a partir de 2 de Maio. O"licenciamento zero" vai entrar finalmente em vigor, dispensando os empresários de dezenas de licenças obrigatórias que até aqui atrasavam os processos de criação de novos negócios. Com o preenchimento de um simples formulário online será possível requerer todas as autorizações necessárias e abrir o estabelecimento no dia seguinte.

Oprojecto foi adiado por um ano, devido a restrições financeiras impostas pelo gabinete de Vítor Gaspar, mas Bárbara Rosa Santos, vogal do conselho directivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) - que lidera o processo - garante ao Diário Económico que, a partir do momento em que foi possível fazer as adjudicações necessárias (a 1 de Janeiro de 2013), avançou-se com aquele que considera um projecto "emblemático para o país" e que permitirá "estimular a economia e contribuir para a dinamização do tecido empresarial português".

in Económico | 22-04-2013 | Catarina Duarte e Márcia Galrão

Também com interesse
IMI a cobrar em 2015 vai baixar em 22 autarquias
Lisboa e Porto seguiram o exemplo de 86% das autarquias e decidiram não mexer nas taxas de IMI. Mas há 14 que vão agravar o imposto.
Empresas já receberam 340 mil euros de Fundo por terem despedido
O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) é um mecanismo financiado pelas empresas para fazer face a custos com compensações por despedimento. Segundo o Diário Económico, o fundo já terá reembolsado 341 mil euros às entidades empregadoras em
Portal da Empresa distinguido como «melhor prática» na UE
O European e-Government Benchmark 2012 deu a conhecer o que de melhor se faz nos serviços da administração pública online na UE. Portugal figura no pelotão da frente.
Sindicato interpõe providência para suspender acordo entre DGAJ e municípios
Acordos entre a Direcção-Geral da Administração da Justiça e as câmaras municipais pretendem colocar funcionários autárquicos a desempenhar funções de oficiais de justiça.
Tem empregada doméstica? Há uma declaração que tem de entregar até hoje
Os rendimentos anuais que não tenham sido declarados mensalmente terão de ser comunicados ao Fisco através da declaração Modelo 10, cujo prazo de entrega termina esta terça-feira, 31 de Janeiro. O mesmo acont
Custas judiciais congeladas por acordo entre o governo e o PCP
Comunistas querem desligar atualização das custas da atualização do indexante dos apoios sociais. E vão consegui-lo, depois de obtida a concordância da ministra da Justiça.
Mais de 100 autarquias vão reembolsar IRS este ano
No Norte, é onde se situam as autarquias menos generosas e que não dão aos moradores qualquer benefício fiscal. Ao todo são 204 câmaras que prescindem dos descontos no IRS a favor dos seus habitantes.
Processos pendentes nos tribunais de 1/a instância diminuiu 9,8 % em 2013
Para esta diminuição da pendência nos tribunais em 2013 o que mais contribuiu foi a ação executiva cível, um tipo de processo que, no quarto trimestre de 2013, registou uma redução de pendências de 11,9% face a igual trimestre de 2013.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro