facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Novo regime para famílias em dificuldades está a ser pouco aplicado

insolvenciaLei criada para ajudar famílias em situação económica muito difícil tem “impacto negligenciável”.

A lei criada em 2012 para proteger a habitação das famílias em situação económica muito difícil teve até agora um impacto limitado. Nos primeiros quatro meses do ano, os bancos reestruturaram apenas cinco milhões de euros no âmbito do regime extraordinário do crédito à habitação, ou seja, 0,17% do total de crédito das famílias renegociado no mesmo período. 

Segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao programa de ajustamento, foram reestruturados, até Abril, cerca de três mil milhões de euros de crédito sob o regime geral, "com 56% dos processos a terminarem com o pagamento de valores em atraso". O mesmo relatório adianta que "o número de processos sob o regime extraordinário do crédito à habitação foi muito menor (com apenas cinco milhões de euros de crédito reestruturados), com implicações negligenciáves para os bancos", escrevem os responsáveis do FMI.

in Económico | 17-06-2013 | Marta Marques Silva

Também com interesse
Governo mexe nos Códigos do IRS, IRC, IVA e Selo. Saiba o que foi aprovado
Um conjunto de decretos-lei, ontem aprovados em Conselho de Ministros, altera códigos do IRS, IRC, IVA, Imposto do Selo e do IMI. Mexidas incidem ainda na simplificação no campo tributário.
Se quiser contraprova do teste de álcool terá (mesmo) de pagar
Apesar de em 2007 ter sido estabelecido que os testes para a realização de contraprova da taxa de álcool têm de ser pagos, até agora tal raramente tem sido aplicado.
Governo quer reduzir universo de credores necessário para recuperar empresas
Proposta de alteração legislativa limita acesso a mecanismos de reestruturação e protege credores que financiem negócios debilitados. Mediador do crédito será mais interventivo na reestruturação de dívida.
Secretária de Estado da Igualdade deixa críticas no dia em que Portugal ratificou a Convenção de Istambul sobre a prevenção e combate à violência contra mulheres.
Novo Regime Extraordinário para o crédito à habitação entra em vigor esta quarta-feira
A alteração ao Regime Extraordinário para o crédito à habitação para famílias em situação económica muito difícil entra em vigor esta quarta-feira, 24 de Setembro, comunicou o Banco de Portugal.
ADVOGADOS RECORREM A TRIBUNAL PARA EVITAR PENHORAS COM COBRANÇAS DA PREVIDÊNCIA
Uma dúzia de advogados apresentou no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto uma ação para evitar que a Caixa de Previdência penhore os seus bens no seguimento da cobrança de contribuições atr
Criado órgão de fiscalização e disciplina de agentes de execução e administradores judicias
O diploma que cria a Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça, responsável pela fiscalização e disciplina dos auxiliares da justiça, nomeadamente agentes de execução e administradores judiciais, foi hoje publicada em Diário d
Ministério da Justiça vende casas de juízes por 3,2 milhões
O Ministério da Justiça (MJ) vai vender em hasta pública, entre 24 e 27 de junho, 44 casas destinadas a magistrados, pretendendo o Estado arrecadar 3,2 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa fonte do MJ.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro