facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Novo regime para famílias em dificuldades está a ser pouco aplicado

insolvenciaLei criada para ajudar famílias em situação económica muito difícil tem “impacto negligenciável”.

A lei criada em 2012 para proteger a habitação das famílias em situação económica muito difícil teve até agora um impacto limitado. Nos primeiros quatro meses do ano, os bancos reestruturaram apenas cinco milhões de euros no âmbito do regime extraordinário do crédito à habitação, ou seja, 0,17% do total de crédito das famílias renegociado no mesmo período. 

Segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao programa de ajustamento, foram reestruturados, até Abril, cerca de três mil milhões de euros de crédito sob o regime geral, "com 56% dos processos a terminarem com o pagamento de valores em atraso". O mesmo relatório adianta que "o número de processos sob o regime extraordinário do crédito à habitação foi muito menor (com apenas cinco milhões de euros de crédito reestruturados), com implicações negligenciáves para os bancos", escrevem os responsáveis do FMI.

in Económico | 17-06-2013 | Marta Marques Silva

Também com interesse
Reembolso eletrónico de IVA nas compras fora da UE em vigor em 1 de julho
O pedido de reembolso eletrónico do IVA nas compras feitas por viajantes fora da União Europeia, também conhecido por 'tax free', entra em vigor em 01 de julho, de acordo com a portaria hoje publicada em Diário da Rep&uacu
Portugueses pedem (mais) ajuda para regularizar dívidas
De acordo com o Jornal de Notícias os pedidos das famílias portuguesas às instituições bancárias para regularizar as situações de incumprimento aumentaram 21%.
Trabalhadores abrangidos por novas convenções coletivas aumentaram 52%
O número de trabalhadores abrangidos por novas convenções coletivas aumentou 52% em 2016, face a 2015, para quase 750 mil, com os salários a subirem pela primeira vez desde 2013, segundo dados do relatório do Centro
Participação de acidentes de trabalho obrigatória por via electrónica
O envio de participações em papel de sinistros de trabalho para o ministério da tutela vai terminar. O Governo pretende publicar um decreto-lei que obrigará as empresas a participar pela via electrónica os acidentes
Já tem um serviço gratuito para mediar conflitos
Quem tiver queixas sobre erros médicos, negligência ou questões financeiras tem solução mais rápida evitando tribunais.
Serviços públicos terão um mês para se adaptarem às 40 horas
Partidos da maioria vão apresentar propostas de alteração ao diploma que aumenta o horário da Função Pública.
Benefícios fiscais dos PPR encurtados pelo Governo
A proposta de reforma do IRS inclui um corte nas vantagens fiscais à entrada e à saída antecipada do investimento em planos de poupança-reforma.
Governo já atribuiu 772 vistos gold, dos quais 612 a chineses
Criados em Outubro de 2012, para atrair investimento estrangeiro, vistosgoldjá traduziram um investimento de 464 milhões de euros. BE acusa Portas de ter aberto as portas à "lavagem de dinheiro".

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro