facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Três milhões de portugueses têm armas em casa

armasExistem três milhões de portugueses com armas, um número que não descrimina entre legais e ilegais, como era o caso da pistola do avô de Leonor, a criança que morreu acidentalmente perto de Viseu.

O Departamento de Armas e Explosivos da PSP avançou ao Diário de Notícias que estão registadas cerca de 1,4 milhões de armas e dados da Universidade de Coimbra apontam para a presença de mais 1,5 milhões fora do circuito legal.

Embora as autoridades não tenham dados oficiais da quantidade ou o tipo de armas sem licença, as evidências, devido às apreensões, apontam para um maior número de caçadeiras entre as armas fora do circuito legal.

Nos bairros da periferia de Lisboa existirão metralhadoras soviéticas e as israelitas Uzi, muito utilizadas em crimes. De acordo com o Diário de Notícias, esse armamento chegava a Portugal em grande parte através do Leste Europeu, mas a fonte de distribuição está a mudar, sendo agora feita a partir de uma plataforma instalada na zona da Córsega e de Marselha.

Em relação às armas legais, o pedido de licenciamento tem diminuído, o que se justifica com a aplicação de critérios mais rigorosos. Em 2012, 5199 portugueses pediram licença de posse de arma, no ano anterior tinham sido 5.353 e em 2010 foram 5.450 pessoas.

in Diário Digital | 02-08-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro