facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Recibos verdes 'convidados' pela Segurança Social a regularizar dívidas no âmbito do 'perdão fiscal'

recibos verdesOs trabalhadores a recibos verdes já começaram a receber cartas da Segurança Social com vista à regularização de dívidas, de carácter excepcional, até 20 de Dezembro, de acordo com a informação disponível na página dos "Precários Inflexíveis".

"Há trabalhadores a recibos verdes a receber missivas da Segurança Social que incluem ameaças de pena de prisão em caso de incumprimento. O pretexto é a comunicação do regime excepcional de regularização de dívidas, recentemente anunciado pelo Governo", segundo a informação disponibilizada pelo movimento "Precários Inflexíveis", na internet.

Os contribuintes que a partir de hoje, e até 20 de Dezembro regularizarem dívidas ao Fisco e à Segurança Social podem beneficiar de uma redução de 10% das coimas e ficar isentos de juros.

O regime excepcional de regularização de dívidas, publicado na quinta-feira em Diário da República, aplica-se apenas a dívidas com prazo legal de cobrança até 31 de Agosto e que tenham sido declaradas pelos contribuintes, ou pelos seus representantes, antes do ato do pagamento, "ainda que desconhecidas da administração fiscal e da segurança social", lê-se no diploma.

O pagamento da dívida, no todo ou em parte, determina a dispensa dos juros de mora, dos juros compensatórios e das custas do processo de execução fiscal.

Quando a dívida não for paga na totalidade, mantém-se em andamento os processos de execução fiscal relativamente à parte ainda em dívida.

De acordo com a informação disponível na página da Segurança Social, "o regime excepcional de regularização de dívidas à Administração Fiscal e à Segurança Social permitirá o reequilíbrio financeiro dos devedores, evitando situações de insolvência, no caso das empresas, e o acumular de situações com potencial para agravar condições sociais especialmente frágeis, no caso dos cidadãos".

"Mesmo admitindo que esta redacção está a ser enviada a todos os contribuintes devedores, não é admissível que quem trabalha a recibos verdes seja notificado da mesma forma que uma empresa que, ao não pagar as contribuições, cativou ilegalmente quotizações de trabalhadores", considera o movimento que representa os trabalhadores precários.

Lamenta igualmente que "se utilize um regime excepcional de regularização para ameaçar, mesmo que de forma calculadamente ambígua, quem já está em situação de dificuldade".

A partir de Janeiro, são agravadas as penas para os contribuintes com dívidas ao Fisco e à Segurança Social, que deixam de poder beneficiar da dispensa de pena que existe actualmente para os crimes de fraude fiscal, abuso de confiança e burla.

in SOL | 01-11-2013

Também com interesse
Governo promete mais benefícios fiscais a quem reabilitar para arrendar
O Executivo está a estudar uma revisão dos benefícios fiscais destinados aos proprietários que façam reabilitação urbana destinada ao arrendamento, avança hoje o Diário Económico
Certificados energéticos disparam com nova lei
A venda ou o arrendamento de uma casa já implicavam a existência de um certificado energético. Mas desde 1 de Dezembro de 2013 que é obrigatório tê-lo no momento do anúncio. Com esta medida, a Adene - Agência para a Energia pretendeu alargar
 Estado vai poder revogar licenças e subsídios indevidos
Justiça recebeu proposta revisão do Código de Procedimento Administrativo, que propõe decisões rápidas e “fim da impunidade” na Administração Pública.
Presidente pede convergências sobre Estatuto dos Magistrados Judiciais
O Presidente da República apelou hoje à construção de convergências sobre a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais e defendeu que o Conselho Superior da Magistratura deve ter "um papel essencial" nesse
 Juízes avisados: não há espaço para acolher jovens condenados
Sistema com 200 vagas tem 230 jovens internados. Os Tribunais de Menores estão a ser avisados pela Direcção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais de que os centros educativos atingiram o limite. Ou seja, não há espaço para acolher joven
Publicada lei que alarga regime das responsabilidades parentais
A lei que alarga o regime de exercício das responsabilidades parentais em caso de "ausência, incapacidade, impedimento ou morte de progenitor" foi hoje publicada Diário da República, entrando em vigor a 01 de outubro.
Abertura do Curso de Estágio de 2016 | Ordem dos Advogados
Nos termos do disposto no nº 4 do artigo 10º do Regulamento Nacional de Estágio (Regulamento 913/A-2015, de 28 de dezembro), a Comissão Nacional de Estágio e Formação (CNEF) torna público que o Co
Emigram por dia 273 portugueses
Emigração para países exteriores à União Europeia mais do que triplicou entre 2010 e 2011, e as remessas atingiram o valor mais alto desde 2002.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro