facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Governo altera apoios para formação profissional

empregoDebate no Parlamento foi animado com citações de "Alice no País das Maravilhas".

O ministro Miguel Poiares Maduro anunciou no Parlamento mudanças na atribuição de apoios para a formação profissional.

O Governo não se vai limitar a dar financiamentos às empresas que fazem formação profissional, ainda que sejam certificadas.

Poiares Maduro anunciou que o montante do financiamento a atribuir irá ficar condicionado à taxa de empregabilidade que essas empresas conseguirem.

“Para nós a avaliação de uma boa política de financiamento da formação profissional não se faz pelo número de pessoas que seguem curso de formação profissional, faz-se pela taxa de empregabilidade que se consegue obter relativamente às pessoas que seguem cursos de formação profissional e nós vamos colocar isso na própria estrutura de incentivos relativamente à concessão desses apoios. Dessa forma, quem concede formação profissional vai ter que pensar em que medida a formação profissional que está a dar vai ou não ser conducente à empregabilidade”, disse.

O ministro garantiu ainda que esta inovação já foi discutida com o ministro da Segurança Social e Emprego, Pedro Mota Soares.

Às críticas da oposição a este Orçamento - e face às alternativas que as bancadas da oposição apresentaram – teve um desabafo. “A forma como analisam a situação de Portugal e a forma como colocam algumas questões só me recordam a ‘Alice no País das Maravilhas’ quando a determinada altura diz ‘Ainda não é pequeno-almoço e eu já acreditei em seis coisas impossíveis’”.

Este comentário levou a respostas por parte da oposição no mesmo tom, nomeadamente por parte de Inês Medeiros, deputada socialista.

O debate terminou com Poiares Maduro a acusar o PS de não querer fazer escolhas, nem saber que direcção tomar para resolver os problemas do país.

in RRenascença | 07-11-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro