facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Ministério Público reforça poderes e ganha acesso ao Fisco e contas bancárias

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público (MP) vai ter "acesso direto" a informação financeira, fiscal, administrativa, judicial e policial para investigar preventivamente suspeitas de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

justica

Noticia completa aqui.

in Jornal de Noticias | 19-08-2017

 

Consulte a lei em causa aqui: Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto

 

Também com interesse
BdP fornece 'cadastro' dos clientes à banca
O Banco de Portugal (BdP) quer disponibilizar aos bancos o 'cadastro financeiro' de particulares e empresas sempre que estes solicitem um crédito a uma instituição. A proposta aguarda apenas 'luz verde' da Comissão Nacional de Protecção de Dado
Governo foi quem mais leis apresentou no Parlamento
Na segunda sessão legislativa do actual mandato foi o Governo que mais iniciativas legislativas apresentou para discussão no Parlamento. O Bloco de Esquerda foi o segundo mais activo.
PJ cria Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Informática
A Polícia Judiciária (PJ) vai passar a dispor de mais uma unidade nacional – a Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Informática -, segundo a alteração à sua lei orgânica
Estado cobra juro de mora de 5,47%, 20 vezes acima da Euribor
A taxa de juro que o Estado cobra às dívidas em atraso é de 5,47%, mais de 20 vezes superior à taxa Euribor a 12 meses. “Usura pura”, acusa o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, em declarações ao Correio da Manhã.
Mais de 1600 processos relacionados com branqueamento de capitais em 2014
Segundo o DCIAP, em oito meses foram determinadas 18 suspensões de operações bancárias e instaurados 35 inquéritos, estando em causa mais de 17 milhões de euros.
Polícia ensina tiro a guarda-costas privados
Os guarda-costas portugueses vão aprender a disparar com a Polícia. É uma das condições obrigatórias para o exercício da profissão previstas na nova lei em preparação. A ideia é melhorar e controlar o setor.
Marcelo promulga diploma que alarga serviços das farmácias
O Presidente da República deu luz verde ao diploma mas apontou que este devia ter tido "mais ampla audição das entidades interessadas".
Empresas têm que transitar para mercado liberalizado de eletricidade até 31 dezembro
O Governo fixou hoje a data de 31 de dezembro para a extinção das tarifas transitórias para fornecimentos de eletricidade a empresas clientes finais com consumos em alta, média e baixa tensão especial, segundo um decreto-lei hoje publicado.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro