facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Guardas prisionais avançam com greve de 20 dias a partir da meia-noite de hoje

cadeiaO Sindicato Independente do Corpo da Guarda  Prisional (SICGP) decidiu hoje avançar com uma greve, que se inicia às 00h00  de terça-feira, e se prolonga até 11 de agosto, revelou à Lusa o presidente  do sindicato.

A decisão foi tomada após o fracasso das negociações que envolveram  o Ministério das Finanças, de acordo com a mesma fonte. 

O presidente do SICGP, Júlio Rebelo, em declarações à agência Lusa,  disse que o SICGP não pode aceitar que, em termos de carreira, haja um "tratamento  desigual" consoante a hierarquia dos guardas prisionais, havendo já datas  previstas para a promoção dos chefes da guarda, enquanto as promoções para  o restante pessoal ficará incerto e "dependente de dotação orçamental".

Segundo Júlio Ribeiro, a greve, com a duração de 20 dias, e à qual podem  aderir todos os guardas (sindicalizados ou não), irá afetar os diversos  aspetos da vida prisional, designadamente serviços administrativos, transporte  de reclusos e julgamentos, visitas aos reclusos e o acesso destes ao telefone  e às máquinas de tabaco. 

O presidente do SICGP lamentou a situação, observando que os guardas  não tinham intenção de paralisar, não fossem os obstáculos colocados pelo  Ministério das Finanças durante as conversações que tiveram lugar na presença  de responsáveis do Ministério da Justiça. 

De acordo com o dirigente sindical, o Ministério da Justiça manteve  uma "postura correta", mas o problema acabou por não ser resolvido, devido  aos obstáculos colocados pelo Ministério das Finanças. 

Júlio Rebelo discordou da ideia de que o SICGP está basicamente implantado  no Estabelecimento Prisional da Carregueira, Belas, Sintra, referindo que  o sindicato tem apoiantes espalhados pelas diversas cadeias do país. 

Antes da reunião fracassada de hoje, com o secretário de Estado da Administração  Pública, Helder Rosalino, Júlio Resende havia admitido à Lusa a desconvocação  da greve, caso "os interesses da classe fossem salvaguardados", na reunião  em que iria ser confrontado com a ata negocial do projeto de estatuto profissional.

Este documento foi assinado pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda  Prisional (SNCGP), na sexta-feira, e abrange a promoção de guardas prisionais,  mas o sindicato independente entende que a proposta assinada não protege  os "interesses transversais" de todo o corpo da guarda prisional, apenas  de quem está no topo da carreira. 

O SNCGP é o sindicato com maior representatividade e número de associados  junto dos guardas prisionais.

in Sic Noticias | 22-07-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro